sexta-feira, 10 de maio de 2013

A palavra perdida


Texto de 2011... Creio... 

Ética: substantivo feminino. Foi o que sobrou sobre a compreensão e aplicação desta palavra. O Brasil desafiou os seus valores e permitiu que o ‘’jeitinho’’ tomasse espaço na sociedade. Na Política, nas filas, nos aeroportos e até mesmo no açougue, que separa o melhor filé para a amante do proprietário. Não há mais nenhuma conduta baseada nos valores morais.

         As crianças nascem, crescem e se educam com conceitos distorcidos sobre o correto e o incorreto, sobre a verdade e a mentira. As leis que surgem para darem o primeiro passo para o resgate da ética, são barradas pela própria lei. A lei “ficha limpa”, tão falada no ano eleitoral, foi cancelada pelo plenário. Não há aplicação da lei no mesmo ano em que ela é criada. Mais uma vez a população esperou de pé a volta da ética, mas esta adiou o seu retorno ao Brasil.

      Se a política não muda, a população se acostuma e o costume da população não favorece grandes mudanças. Sim, há corruptos, há favorecimentos, há alienação, mas não há mais luta. A corrupção dominou a paralisou as pessoas e enquanto assistimos e compactuamos com os erros, perdemos a ética de vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas." CL