segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Idade X Maturidade


Há pouco tempo tive uma discussão no facebook sobre idade X maturidade. Isso deu “pano pra manga”. E hoje resolvi escrever um pouco da minha velha opinião sobre o assunto. Algumas pessoas acreditam, talvez por falta de vivência, que a maturidade não tem NADA haver com a idade. Bem, eu até acredito que a idade nem sempre determina o grau de maturidade de uma pessoa, mas ai dizer que idade e maturidade não se relacionam, é bem fantasioso.

Um indivíduo de 10 anos viveu muito pouco para poder ter tido algumas experiências, que infelizmente - ou não - apenas o passar dos anos é capaz de oferecer. Por exemplo, na discussão do face, foi falado sobre a possibilidade de uma menina de 13 anos  viver um grande amor e foi dito ainda uma frase de senso comum: “para o amor não há idade”. Me desculpem as “novinhas”, mas, apesar de hoje em dia algumas meninas de 13 anos serem até mães, elas não tem condições de compreender o amor e suas artimanhas. Eu com quase 30 não tenho. Amor tem idade sim! Não determinada por números, mas determinada por vivência, por maldade, por maturidade, por convivência, por observação da vida, coisas que uma menina de 13 anos, não pode ter vivido com constância e plenitude.

Dizer que uma pessoa de 30 anos pode ser menos madura que uma de 13, é bem estranho. Conheço “N” pessoas de 30 anos infantis e infantilizadas, mas apesar disso, elas (em sua maioria) já trabalharam, algumas já se casaram, outras já se separaram, outras são pais, outras já tiveram doenças ou sofreram coisas terríveis. Matematicamente falando, uma pessoa de 30 anos viveu mais que o dobro de uma criança de 13, sendo assim, não há como me convencer que a de 30 anos tem menos qualquer coisa (relacionado a experiência e maturidade) que a de 13 anos.

Se uma criança de 13 já trabalhou, já é mãe ou pai, já se casou, já se separou, etc, não acredito que ela se tornou madura. Acredito que ela será um adulto problemático, afetado, pois, não tinha idade suficiente para viver tudo o que já viveu. Psicologicamente falando, crianças de 12, 13, 14 anos não tem capacidade para suportar certas pressões que a mente de um adulto consegue. É algo da própria evolução cerebral.  Mães adolescentes não possuem condições de serem mães, e ponto. Mas ainda assim são... por pura teimosia.
Então, idade e maturidade possui uma enorme relação...  E é óbvio que existem meninos de 17 mais maduros que alguns de 20, mas isso se explica pela pouca diferença de vivência existente entre eles. Obviamente quando trata-se de poucos anos, isso ocorre, e muito. Mas realmente não podemos imaginar que um adolescente possa ser mais maduro que um adulto de 30 ou de 40 anos; por menor que seja a experiência desse sujeito adulto. É claro, pelo menos para mim, que algumas experiências só são possíveis com o passar dos anos.

Afinal, quando eu tinha 13 anos eu “amei”... “Amei” tanto que achei que o fora que eu levei seria o fim da minha vida amorosa e que eu jamais iria “amar” mais ninguém. Eu daria tudo para “aquele” amor, mas não era capaz de amar a mim mesma. É, realmente, eu não tinha idade para o amor.

Para concluir, existe um outro pensamento de senso comum que faz muito mais sentido para mim... “Cada idade tem o seu prazer e sua dor... e claro, seu grau de maturidade”. 

3 comentários:

  1. È este tema é bem polêmico, mas é como vc disse no final cada idade tem sua fase , mas tbm acho um absurdo meninas de treze anos sendo mãe , quando deveriam estar bricando ;/
    diariodebelezaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu deixo sempre espaço para excessões, porque elas existem. São como as bruxas.

    Agora, de uma maneira geral, concordo com você. Há um ligação muito clara entre a idade e a maturidade, se seguirmos a lógica...

    Acho que as pessoas confundem "calo" com maturidade. É isso...

    bjos

    ResponderExcluir

"Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas." CL